Crea-SE anuncia projeto para instalação de Núcleo de Interiorização e Descentralização no município de Estância

III Semana de Engenharia Civil Solidária do IFS Campus-Estância

O segundo Núcleo de Interiorização e Descentralização (NID) do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) deverá ser instalado ainda este ano no município de Estância, região sul do Estado. O anúncio foi feito pelo presidente do Crea-SE, Arício Resende  Silva, durante a III Semana de Engenharia Civil Solidária realizada em outubro passado,  pelo Centro Acadêmico de Engenharia Civil (CAEC), do IFS Campus – Estância.

Arício Resende: Núcleo de Interiorização e Descentralização deverá ser instalado ainda este ano

“A expansão da engenharia no município de Estância é expressiva. As demandas são muitas e por este motivo o Crea-SE pretende facilitar o atendimento, por meio da instalação do Núcleo. A proposta é descentralizar as atividades,  e com isso evitar que o profissional tenha que se deslocar até a capital para obter alguns serviços, a exemplo de visto profissional, reativação de registro; inclusão de título; solicitação de entrega de receituário e outros”. É o que ressalta Arício Resende ao frisar que o primeiro NID foi inaugurado em novembro de 2015 na capital sergipana.

“A Semana de Engenharia Civil Solidária (Secis) foi realizada com o objetivo de promover uma troca de experiência profissional  junto aos alunos da nossa Instituição,”. É o que ressalta Bianca Macedo, ex-presidente do Centro Acadêmico ao pontuar que o evento  contou com minicursos, palestras, debates e a participação de renomados engenheiros, empresários e profissionais liberais, que muito contribuíram com um vasto conteúdo para os estudantes. “Foram quatro dias de programação diversificada e atrativa, que conseguiu mobilizar um número expressivo de estudantes, professores, servidores e segmentos ligados à cadeia produtiva da engenharia”, avalia Bianca.

Reconhecimento

Os alunos participaram ativamente das discussões e reconheceram a qualidade da programação. “A melhor semana do IFS é a Semana de Engenharia. Temos acesso a outros engenheiros, que contam suas histórias e desafios, e a minicursos que enriquecem nosso currículo e nos ajudam a aprender mais. Até mesmo os alunos têm oportunidade de ministrar minicursos, como foi o meu caso, que ensinei o que sei sobre autocad. Tivemos acesso a palestrantes de renome nacional, um melhor que o outro, e tudo isso sem gastar muito”, destacou Milena da Cruz Mota, 20 anos.

CreaJr-SE

O trabalho desenvolvido pela Mútua e pelo CreaJr foram apresentados aos participantes

Na Semana de Engenharia, os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho e a importância do CreaJr-SE, programa que tem o objetivo de promover a inter-relação participativa entre o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe e os estudantes de cursos  abrangidos pelo sistema Confea/Crea.  Na ocasião, a vice-presidente e o diretor de comunicação do CreaJr, respectivamente, Jamille de Barros e Pedro Henrique Gama, destacaram  os trabalhos desenvolvidos pelo programa e parabenizaram os organizadores  do evento pela iniciativa.

Os participantes também  conheceram  um pouco mais da Mútua- Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea. O diretor da Mútua em Sergipe, Ronald Donald iniciou sua apresentação destacando os benefícios de ser associado. “Os profissionais com registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia , que buscam oportunidades de crescimento na carreira e segurança para eles próprios e suas famílias, encontram na Mútua a parceira ideal”, enfatiza ele.

Ronald reforçou que a Instituição oferece soluções em benefícios diferenciados que proporcionam melhor qualidade de vida e ajudam os profissionais a alcançarem seus objetivos, seja um carro novo, uma viagem, uma pós-graduação, um upgrade no seu empreendimento, ou outros.