Confea disponibiliza levantamento atualizado dos projetos de lei de interesse do Sistema

Confea_projeto_leiCódigo Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, agrotóxicos, energia nuclear e procedimentos de proteção à fauna aquática dos cursos d’agua em construção de barragens são alguns dos temas abordados são alguns dos temas abordados por “Projetos de Lei em Tramitação no Senado e na Câmara dos Deputados que impactam o Sistema”. Levantamento sobre os textos foi apresentado durante o 3º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua.

Para o presidente do Confea, eng. civ. José Tadeu da Silva, a distribuição do documento é necessária para que a informação chegue na ponta. “É importante acompanhar de perto as dezenas de Projetos de Lei de interesse da área tecnológica e da sociedade e  que tramitam no Congresso Nacional. Para isso, elaboramos um compilado de PLs – entre eles, o PL 13, de 2013, que caracteriza as atividades da engenharia e da agronomia como típicas de Estado – e entregamos para as lideranças classistas replicarem as informações junto aos profissionais e também atuarem na base, junto aos parlamentares de seus Estados. É preciso integrar o movimento para que chegue coeso em Brasília quando da aprovação desses Projetos de Lei”, explica.

O trabalho foi realizado pela equipe de assessoria parlamentar do Confea, formada pelo assessor Pedro Lopes de Queirós e pelo funcionário Antonio do Carmo, e teve sua última atualização no último dia 20 de fevereiro. O conteúdo do trabalho foi categorizado em quatro capitulos.

O primeiro deles traz os projetos de lei em tramitação que interferem na Lei nº 5.194/66, que regulamenta as profissões de engenheiro, arquiteto e agrônomo e instituiu o conselho profissional. São 34 PLs que integram essa categoria, com assuntos que variam entre criminalização do exercício ilegal das profissões do Sistema, regulamentação das profissões de físico, geofísico, ecólogo, paisagista, tecnólogo e engenheiro e técnico de combate a incêndios e de segurança do trabalho, exame de suficiência para obtenção do registro profissional, obras públicas inacabadas, cadastro unificado de todas as obras de engenharia, revalidação de diplomas estrangeiros, inspeção em edificações, Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, aperfeiçoamento técnico profissional, além do projeto que caracteriza como essenciais e exclusivas de Estado as atividades exercidas por engenheiros, arquitetos e agrônomos ocupantes de cargo efetivo no serviço público federal.

No segundo capítulo do levantamento estão as seis propostas que tramitam na Câmara e no Senado e interferem na Lei nº 4.950-A/66, sobre salário mínimo profissional. Na terceira categoria, estão os projetos de lei que pretendem revisar a lei de criação da Mútua (Lei nº 6.496/77).

No último capítulo está uma tabela contendo todos os 194 textos de interesse do Sistema Confea/Crea e Mútua. Alguns dos temas deste último grupo são Política Nacional de Energia Nuclear, equipamentos e procedimentos de proteção à fauna aquática dos cursos d’agua em construção de barragens, agrotóxicos, Código Brasileiro de Segurança e Saúde no Trabalho, justiça agrária, Política Nacional de Planejamento Regional Urbano, licenciamento ambiental, Estatuto de Autonomia e Atenção à Pessoa com Deficiência, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar e biodiesel.

Fonte: Confea

Assessoria  de  Comunicação  do  Crea-SE