Confea convida profissionais e estudantes a participarem de teste das urnas eletrônicas

O Confea convida profissionais e estudantes da área tecnológica a participarem do Teste Público de Segurança (TPS) 2017, promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no sistema eletrônico de votação que será utilizado nas eleições majoritárias de 2018. Os interessados podem se inscrever pelo hotsite que foi criado exclusivamente para divulgar todas as informações do TPS. Os inscritos serão integralmente custeados pelo TSE com diárias e estadas em Brasília.

O teste será realizado de 28 a 30 de novembro, das 9h às 18h, na sede do Tribunal Superior Eleitoral. O TPS constitui parte integrante do ciclo de desenvolvimento dos sistemas eleitorais de votação, apuração, transmissão e recebimento de arquivos.

Para serem aprovados, os profissionais de segurança da informação, “invasores de sistema”, terão que passar por alguns processos de avaliação até serem selecionados pela Comissão Reguladora do TPS. Eles são incumbidos de apresentar um Plano de Teste, que consiste no detalhamento do “ataque” que pretendem simular, embasado em normas, artigos, publicações e outros trabalhos técnicos e científicos.

Integrantes da Comissão Eleitoral Federal (CEF) do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) participaram nessa quarta-feira (30) de reunião com o tribunal para debater o teste. Conforme prevê a Resolução 23458/15, do TSE, além do Conselho Federal, também integram o comitê que fiscaliza e audita as urnas, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Ministério Público, o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal, a Controladoria-Geral da União, o Departamento de Polícia Federal, a Sociedade Brasileira de Computação e os departamentos de Tecnologia da Informação de universidades.

Para acompanhamento do desenvolvimento dos sistemas, o Confea indicará um engenheiro ou profissional, com o devido registro profissional no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea).

Quarta edição

Está é a quarta edição do TPS, que tem como objetivo aprimorar a confiabilidade, a transparência e a segurança da captação e da apuração dos votos, bem como de propiciar melhorias contínuas no processo eleitoral brasileiro. Desde 2016, a realização do teste tornou-se periódica durante o ciclo de desenvolvimento dos sistemas de votação e apuração, constituindo, obrigatoriamente, parte integrante do processo eleitoral brasileiro.

O TPS 2017 ocorrerá em um espaço preparado exclusivamente para ele, com entrada controlada e ambiente monitorado por câmeras. Os “invasores” selecionados para participar terão acesso aos componentes internos e externos do sistema eletrônico de votação – como aqueles utilizados para a geração de mídias –, apuração, transmissão e recebimento de arquivos, lacrados em cerimônia pública, incluindo o hardware da urna e seus softwares embarcados. Além disso, o TSE fornecerá o acesso ao código-fonte do sistema, primeiro passo para adentrar na tecnologia.

Confira aqui o edital completo que institui o TPS.

Equipe de Comunicação do Confea, com informações do TSE