Crea-RS prepara parecer técnico sobre tragédia de Santa Maria

 

Crea-RS: Nota de Luto

 

Foi formada pelo Crea-RS na noite da segunda-feira, 28, uma Comissão de Especialistas em Segurança contra Incêndio que deverá inspecionar nesta quinta-feira, 31, na cidade de Santa Maria (RS), a boate Kiss, palco da tragédia que matou mais de 200 pessoas no último final de semana. A intenção é elaborar um parecer técnico sobre a edificação que possa apontar as causas do acidente que resultou no incêndio. “Queremos na maior urgência dar uma resposta à sociedade”, afirmou o presidente do Crea-RS, eng. civ. Luiz Capoani, em entrevistas que concedeu aos principais veículos do Rio Grande do Sul e do país.

O eng. Capoani tem destacado também a importância de que sejam feitas legislações específicas de obrigatoriedade das inspeções e manutenções prediais em todos os municípios do Estado, bandeira que o Conselho carrega há alguns anos. “É triste confirmar, por meio de uma tragédia, que se tem razão na luta de tantos anos por legislações fortes que determinem a fiscalização e a prevenção de acidentes”, ressaltou, lembrando da tragédia de Capão da Canoa, com o desabamento de um prédio em 2009, que gerou a implementação de lei de obrigatoriedade de inspeção e manutenção predial no município. “Depois do fato, podemos sofrer juntos, nos solidarizarmos, mas podemos também – e cremos ser dever de todos – buscar a melhoria dos processos de prevenção e fiscalização de todos os setores”, enfatizou.

Comissão de Especialistas do Crea-RSCompõem a comissão  os engenheiros civis Luiz Carlos Pinto da Silva Filho (coordenador), diretor do Centro Universitário de Estudos e Pesquisa sobre Desastre; Carlos Wengrover (adjunto), coordenador do CB-24 RS; Capitão do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar Eduardo Estevam Camargo Rodrigues, conselheiro suplente da Ceest do Crea-RS; Telmo Bretano, professor da UFRGS-PUCRS; Marcelo Saldanha, conselheiro da Câmara Civil e presidente do Ibape-RS.

No último domingo, 27, o eng. Capoani, acompanhado do conselheiro eng. civil Marcelo Saldanha, esteve em Santa Maria reunido com três inspetores da cidade, eng. quím. e seg. trab. Giovana Giehl (Chefe), eng. civ. Elizabeth Moreira (Secretária) e eng. ftal. Edilberto Quadros (Tesoureiro). No primeiro momento, foi prestar solidariedade aos familiares das vítimas e colocar o Crea-RS à disposição da sociedade de Santa Maria. Presente também a Santa Maria, o eng. agr. Juarez Morbini Lopes, coordenador da Câmara Especializada de Agronomia do Crea-RS, ex-professor e ex-coordenador do Curso de Agronomia da UFSM, que lamentou a tragédia que envolveu alunos de diversos cursos da área tecnológica, solidarizando-se com familiares e estudantes.


Fonte
: Luciana Patella – Equipe de Comunicação e Marketing do Crea-RS.

_______________________________________
Assessoria  de  Comunicação  do  Crea-SE
Luciana Braga – Assessora de Comunicação
Telma Luiza Lima – Fotografia e Design

Contatos:
ascom@crea-se.org.br
(79) 3234-3000/ 3234-3012

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.