Colaboradores participam de palestra sobre envelhecimento e cuidados com a pele

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) promoveu nesta sexta-feira(6/10) para seus colaboradores uma palestra sobre prevenção do envelhecimento da pele. A dermatologista, Suyan Vasconcelos levou aos participantes dicas sobre os cuidados diários para manter uma pele saudável, como tratar os efeitos do tempo, autoestima e saúde. O evento realizado no auditório do Conselho faz parte do programa de palestras desenvolvido pela Gerência de Eventos e Logística.

Muita gente não sabe, mas a pele é considerada o maior órgão do corpo humano. É nela que ficam registradas de

dermatologista, Suyan Vasconcelos

forma mais evidente não só as marcas da passagem do tempo, mas as escolhas feitas ao longo da vida. A ideia aqui é ampliar o conhecimento sobre os cuidados com a pele e fornecer informações que ajudem a prevenir o envelhecimento precoce e o aparecimento de doenças relacionadas a esse órgão”, destacou a dermatologista na abertura do evento.

Durante a palestra, a dermatologista ressaltou que partir dos 25 anos já começa o processo de envelhecimento celular, com a diminuição da produção das fibras colágenas e elásticas. Ela esclareceu ainda que a genética influencia o envelhecimento.” Algumas pessoas têm uma tendência maior a rugas e linhas de expressão, outras a manchas ou flacidez, porém os fatores externos, como alimentação deficiente em vitaminas e minerais, exposição ao sol e à poluição são determinantes para a aparência da pele”, alertou ela.

Suyan Vasconcelos enfatizou que a limpeza diária também é importante e que devem ser usados sempre produtos específicos para cada tipo de pele, evitando aqueles que são mais gordurosos em peles oleosas. Mas ela garante que a alimentação saudável é fundamental no combate ao envelhecimento precoce da pele. ““A alimentação mais saudável para a pele é aquela balanceada, rica em fibras, vegetais crus, frutas, legumes, leite e derivados magros. Além de possuírem importantes vitaminas e minerais que neutralizam radicais livres, esse alimentos contém fibras que melhoram o funcionamento do intestino”, ensina a dermatologista.

Nós sempre oferecemos atividades que promovam a saúde, o bem estar, e essa palestra faz bem para a autoestima. Não é só uma questão de estética é uma questão de saúde”, disse Clarisse Oliveira, gerente de Eventos e Logística.