Águas de março indicam tempo de boas colheitas para agricultores sergipanos

 

safra-de-perimetroÉ tempo de semear e as águas de março já começaram a cair em diversas regiões do estado, cultivando a esperança no alcance de bons resultados na agricultura e alimentando a fé naqueles que apostaram em São José na conquista de uma boa colheita no período junino. Com expectativas de um ano melhor do que 2013, quando a cadeia produtiva enfrentou uma seca prolongada, agricultores sergipanos iniciaram o plantio de culturas como milho, mandioca e feijão de corda, além de hortaliças. 

Ao destacar a forte tradição no campo em relação ao prenúncio de boa safra quando a chuva acontece no dia dedicado a São José, 19 de março, o secretário de Política Agrária da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Sergipe (Fetase), Alberto Marques, fala sobre as previsões de chuvas nas regiões produtivas e perspectiva de bons resultados. “Segundo as previsões, vem chuva por aí, sendo que em alguns lugares já chove e o plantio foi iniciado, a exemplo da região sul. E como existe a crença de que se chover no período que acontece o dia de São José, é sinal de fartura no campo, os produtores estão confiantes de que este ano será melhor do que ano passado, quando houve uma grande queda na produção por conta da seca. Este ano, a expectativa é de que teremos uma boa colheita, pois há previsão de chuvas regulares durante o inverno”, enfatizou Alberto. 

Matéria-prima de muitas guloseimas que marcam presença na mesa durante os festejos juninos, o milho é uma das principais culturas semeadas neste período e, segundo o secretário da Fetase, será garantido nas festividades juninas, ainda que não seja possível traçar uma estratégia quanto à produção. “Como ainda não aconteceu a tradicional distribuição de sementes e plantio feito, não temos como ter uma média de produção. Mas o milho hoje, diante das variações desenvolvidas pela Embrapa, tem um ciclo mais curto, de 60 dias. Então, é possível plantar e colher no São João, e como as chuvas estão ocorrendo, é um bom sinal. Essas variações da cultura facilitam bastante, especialmente no sertão, onde o período de estiagem é prolongado. Mas estamos confiantes na boa produção deste ano, com ajuda de São João”, destacou. 

Fonte: Jornal da Cidade


 Assessoria  de  Comunicação  do  Crea-SE

Luciana Braga – Assessora de Comunicação
Telma Luiza Lima – Criação e Design
Jéssika Cruz – Estagiária

Contatos: ascom@crea-se.org.br | (79) 3234-3000 | 3234-3012

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.