Casa Pré-fabricada Sustentável Construída com Contentores

casa-contentores-02

A reutilização de contentores na construção de edifícios de habitação é cada vez mais comum, constituindo uma alternativa  de baixo custo à construção modular tradicional. Nesse âmbito, o atelier Dinamarquês Arcgency criou o conceito World Flex Home, um processo de dimensionamento através do qual é possível construir habitações com diferentes configurações, de forma  obfuscada, isto é, não revelando do exterior, a estrutura executada com contentores. O conceito World Flex Home (WHF)  utiliza unicamente contentores standard de 12 m como núcleo estrutural, que podem ser rearanjados de forma a servir para a construção de diferentes tipos de edifícios, desde vivendas térreas a casas geminadas com vários pisos.

casa-contentores-01

As casas WHF podem ser construídas em qualquer parte do mundo, dada a disponibilidade de contentores marítimos a nível global. Além disso, dado o seu caráter modular, são facilmente desmontáveis, podendo ser realocadas num espaço de tempo muito curto. A pré-fabricação dos módulos habitacionais permite a otimização energética, a integração de painéis fotovoltaicos ou coberturas para recolha de água das chuvas. 

A primeira casa derivada do conceito WFH foi construída em Wuxi, na China, em 2012, tem dois pisos e uma área de 180 metros quadrados. A abertura entre contentores empilhados, em algumas zonas da casa, permite obter um pé-direito elevado, criando uma sensação de abertura e uma abundância de luz natural.

casa-contentores-04

Fonte: EngenhariaCivil.com 


Assessoria  de  Comunicação  do  Crea-SE

Luciana Braga – Assessora de Comunicação
Telma Luiza Lima – Criação e Design
Jéssika Cruz – Estagiária

Contatos: ascom@crea-se.org.br | (79) 3234-3000 | 3234-3012

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.