Audiência Pública: Confea e Crea-SE reforçam apoio pela regulamentação da profissão de Tecnólogo

índiceO presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), engenheiro civil, José DSCN1015Tadeu da Silva e o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE), engenheiro agrônomo, Arício Resende participaram na manhã desta sexta-feira(29/4), na Assembleia Legislativa de Sergipe , de audiência pública para discutir o projeto de lei nº2.245/2007, que regulamenta o exercício danprofissão de tecnólogo.  O debate promovido pela Comissão de Educação reuniu as principais lideranças dos tecnólogos do Brasil.

Presidente do Crea-SE, Arício Resende e o presidente do Confea. José Tadeu

Na audiência, o presidente do Confea defendeu a regulamentação, uma vez que o projeto não cria uma nova profissão, mas sim regulariza uma categoria que já existe. Sou engenheiro civil, mas como presidente do Confea também sou um tecnólogo. Estou à frente do Conselho para apoiar e defender o direito de todas as modalidades da Engenharia. “ O Confea já tem a Resolução 313 que regulamenta o exercício dos tecnólogos da área de Engenharia e Agronomia, mas apoia à luta pela aprovação do PL que regulamenta no Brasil, o exercício da profissão em todas as atividades e em todas as áreas de atuação”, reforça José Tadeu.

O presidente do Crea-SE, Arício Resende também manifestou  o apoio à aprovação da Foto01proposta que regulamenta a profissão de tecnólogo por entender  que esses profissionais de nível superior precisam ter a segurança jurídica para o exercício da sua profissão. Ele

Arício Resende (presidente do Crea-SE); Ana Lúcia (dep.estadual) e José Tadeu (Pres.Confea)

ressaltou que o sistema Confea/Crea detém a prerrogativa de fiscalizar a profissão e definir, na carteira profissional, o que cada profissional pode fazer, conforme seu conhecimento formal.  “Não há dúvidas de que os tecnólogos passam por esse sistema de formação e adquirem notório conhecimento técnico-científico. Por isso, acredito que esta regulamentação vai mostrar a importância dos tecnólogos para o País”, disse ele.

O Projeto de Lei, do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), está parado na Câmara por conta de dois recursos apresentados pelos deputados Jair Bolsonaro (PP-RJ) e Sandro Alex (PPS-PR). O presidente da Federação Nacional de Tecnólogos, Efraim Geraldo Rodrigues, afirmou que os recursos apresentados são um verdadeiro desserviço não apenas aos

presidente da Federação Nacional de Tecnólogos, Efraim Geraldo Rodrigues

tecnólogos, mas também a toda sociedade.

“Os cursos de tecnólogos cumprem todos os requisitos exigidos para serem regulamentados. Todos têm base teórica e técnica, impacto sócio econômico reconhecido, e os diplomas são reconhecidos pelo Ministério da Educação. Mesmo assim o estudante se forma, mas encontra dificuldade de inserção no mercado de trabalho”, lamentou Efraim Geraldo ao ressaltar que já procurou os dois deputados, mas ainda não teve resposta quanto à possível retirada dos recursos.

Moção

No final da audiência, a presidente da Comissão de Educação, a deputada estadual, Ana Lúcia Menezes (PT-SE) afirmou que vai propor à Assembleia Legislativa de Sergipe que faça uma moção de apelo à presidência da Câmara Federal para destrancar a pauta do PL 2.245/2007.  Também afirmou que vai buscar o apoio dos deputados federais que formam a bancada sergipana no sentido de se mobilizarem em defesa da luta pela regularização da profissão do tecnólogo.

Texto: Iris Valéria de Azevedo