Atribuições dos Geólogos no Sistema Confea/Crea são destaques na VIII Semana da Geologia da UFS

A relevância dos geólogos para o desenvolvimento sustentável do Brasil e suas atribuições dentro do Sistema Confea/Crea foram os assuntos destacados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe na VIII Semana da Geologia da Universidade Federal de Sergipe. O evento que nesta edição traz como foco central ‘ Os desafios das Geociências em Sergipe’ foi aberto na segunda-feira (12/6) e prossegue até esta quarta-feira (14/6) com uma vasta programação marcada por palestras; oficinas e debates.

Assessora técnica do Crea-SE, Marina Franca

No segundo dia de programação, o Crea-SE  levou para discussão e conhecimento do público presente o papel do Crea-SE, enquanto órgão fiscalizador do exercício profissional, e deveres e direitos do profissional da geologia dentro do Sistema Confea/Crea. A palestra foi ministrada pela assessora técnica do Conselho, Marina Franca que destacou a expressiva importância desse profissional no cenário de desenvolvimento nacional e, ainda, detalhou as ações do Crea-SE em defesa da valorização profissional.

“É extremamente importante que já, nessa fase acadêmica, o estudante saiba como funciona o Sistema que vai fazer a fiscalização do seu exercício profissional. Esse trabalho de contato direto com as Universidades que o Crea-SE vem fazendo, contribui para que tenhamos no mercado de trabalho profissionais conscientes sobre a atuação do  Sistema, de seus direitos e deveres e que não tenham essa imagem do Sistema credor, mas de um Sistema que vai atuar para garantir que tenham profissionais com as atribuições devidas, habilitados para desempenhá-las em suas determinadas áreas”, disse Marina.

Coordenador do evento, professor Joaquim Daniel

O coordenador do evento, professor Joaquim Daniel D´liz destaca que a Semana da Geologia surgiu com a proposta de integrar profissionais do mercado de trabalho com os acadêmicos, possibilitando o aprendizado mútuo “Em um momento como este, o Crea-SE não poderia estar de fora, por ser o órgão que regulamenta e fiscaliza nossas funções. Acredito que ainda exista muitos profissionais, já no mercado de trabalho ainda com muitas dúvidas quanto a real função do Crea-SE, o que torna palestras como esta cada vez mais importantes”, afirmou.

A VIII Semana de Geologia faz parte das comemorações da implantação do curso de Geologia da Universidade Federal de Sergipe. O evento reúne acadêmicos, professores e profissionais da área.  Para os estudantes um espaço importante para discutir a situação da geologia no cenário atual e uma oportunidade para conhecer e se aproximar do Crea-SE,

Luan Oliveira

instituição que farão parte no futuro.

Pedro Gomes

“Conhecer as atribuições da profissão e como funciona o SistemaConfea/Crea/Mutua me trouxe melhor clareza. Foi uma palestra esclarecedora”,  disse Para o acadêmico do 7º período do curso de geologia da UFS, Pedro Gomes. Opinião compartilhada pelo colega, Luan Oliveira, também do 7º período da UFS. “Acredito, que aqui dispomos de uma série de informações que nos ajudaram a definir qual área atuar dentro da Geologia. E esse contato com outros colegas e com profissionais da área, assim como com representantes do Crea-SE enriquece ainda mais o evento”, ressaltou.