Aricio Resende participa de Fórum de Presidentes dos Creas Nordeste e Norte e faz alerta sobre o uso indiscriminado de agrotóxicos no Brasil

Reunião RN 01O uso indiscriminado de agrotóxicos no Brasil e as consequências para a 201511200637392_gsaúde humana e dos animais, além dos impactos para o meio ambiente. O assunto foi destacado pelo presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE), engenheiro agrônomo Arício Resende na abertura da 6ª Reunião Ordinária do Fórum de Presidentes dos Creas Nordeste e Norte que acontece na cidade de Natal-RN. O evento foi aberto nesta sexta-feira (20/11) e prossegue até amanhã (21/11).

Em seu discurso, o presidente do Crea-SE alertou que o faturamento da indústria do agrotóxico no Brasil foi de 12 bilhões de dólares em 2014, de acordo com a Associação Nacional de Defesa Vegetal. “O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo, segundo o Ministério do Meio Ambiente. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mostra que o mercado brasileiro de agrotóxicos cresceu 190% nos últimos 10 anos, mais que o dobro do mercado mundial no mesmo período, que foi de 93%”, reforçou o Arício Resende.

Para Arício a questão dos agrotóxicos é polêmica e a discussão é necessária. “A Reunião Ordinária do Fórum de Presidentes dos Creas Nordeste e Norte é um momento oportuno e importante para debater a política do uso de agrotóxicos, principalmente por abrir espaço para discussões e sugestões de estratégias e ações integradas que venham minimizar os danos à saúde causados pela exposição aos agrotóxicos”, disse ele.

A 6ª Reunião Ordinária do Fórum de Presidentes dos Creas Nordeste e Norte traz na pauta diversos temas, entre eles, Mútua – Custos/Resultados (Crea-PI), 2º Encontro Confea/Cau-BR (Crea-PE), Seminário “A Engenharia e o Semiárido (Crea-PE), encaminhamento de proposta para Câmara Especializada de Engenharia Civil de que os engenheiros civis sejam regidos pelo Decreto nº 23.569/33 (Crea-PI) e novas carteiras profissionais.

Anfitrião do evento, o presidente do Crea-RN, Modesto Ferreira dos Santos Filho, disse que a ideia de realizar a reunião com os presidentes das regiões Nordeste e Norte é discutir as causas comuns. “Pela primeira vez acontece essa reunião com essas duas regiões e o intuito é discutir assuntos peculiares”, destacou.

Modesto chamou a atenção dos presentes para a importância do planejamento acerca do convênio firmado entre a Mútua e os Creas com referência à 73ª Semana de Engenharia e Agronomia que será realizada no Paraná, em 2016. “Com um planejamento adequado no início do ano podemos economizar e agilizar o deslocamento dos participantes”, ressaltou. Para encerrar sua fala durante os informes, o presidente do Crea-RN, Modesto Ferreira, alertou novamente os presentes para a legalidade do aumento das anuidades e taxas para 2016 através de Resolução do Confea, e não de Lei.

c/informações da assessoria Crea-RN

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.