Arício Resende parabeniza presidência do Crea-GO pela escolha de Goiânia como sede da 77ª SOEA em 2020

Arício Resende (dir.) e Francisco Almeida: 77ª SOEA

A cidade de Goiânia (GO) será a sede da 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) em 2020. A escolha foi feita na manhã desta quarta-feira (15), na 4ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea/Mútua, que ocorre até sexta-feira (16), em Natal (RN).

“Parabenizo o presidente do Crea- GO, Francisco Almeida, que , certamente fará um grande evento reunindo em Goiânia profissionais de todo o país,  para apontar os rumos dessa área tão fundamental que está diretamente ligada ao desenvolvimento da nação”. É o que afirma o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE), engenheiro agrônomo, Arício Resende Silva.

A proposta sugerida pelo Crea-Norte “leva em consideração as condições de logística e infraestrutura local”, como explicou o presidente do Crea-AM, eng. civ. Afonso Lins. O presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, também destacou que esses itens são preponderantes para promoção do evento. “A Soea demanda malha aérea, rede hoteleira e o local para o evento”, listou.

 O presidente do Crea-GO, Francisco Almeida comemorou a escolha da cidade para sediar a SOEA. “É um momento de muita alegria e orgulho sediar a 77ª SOEA. Vamos fazer uma Soea diferente mostrando nossa importância para a sociedade, que é quem contrata nossos serviços, considerados essenciais para o desenvolvimento nacional”, afirmou o eng. agr. Francisco Almeida.

Trâmite
Agora a indicação será encaminhada para análise e deliberação da Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais) e do plenário federal. Após aprovação, Goiânia será anunciada como sede da Soea de 2020, durante a edição deste ano, em Palmas (TO).

Ainda na manhã desta quinta-feira (15), o CP recepcionou visita do general Araújo Lima, chefe de gabinete do deputado federal general Eliéser Girão Filho (PSL-RN). Ao grupo, o representante do parlamentar falou do trabalho entrosado com o Crea local. “Nosso interesse é alinhar as decisões para que não haja prejuízo para população. Nos propomos a conversar com o partido sobre a PEC 108/2019 e, num outro momento, vamos dialogar com o Crea-RN sobre o reflexos da PEC no conselho profissional e no Brasil. Podem ficar certos de que esse tema será levado ao deputado Girão”, assegurou o chefe de gabinete do parlamentar que se recupera de cirurgia recente.

Em resposta, o presidente Krüger colocou o Sistema Confea/Crea à disposição do deputado Girão para “dialogar os grandes temas da Engenharia, Agronomia e Geociências, que tratam do desenvolvimento, capital tecnológico e da soberania nacional”.

Andamento de demandas 

A gerente de Relações Institucionais do Confea apresentou aos presidentes regionais o andamento das demandas do colegiado, ressaltando que “os processos estão disponíveis para acesso de todos no Sistema Eletrônico de Informações (SEI)”. Segundo a eng. eletric. Fabyola Resende, das 28 proposituras deste ano, 11 foram atendidas e seguem tramitando nas áreas técnicas e jurídica do Confea. Dessas, cinco estão nas Comissões Permanentes e duas estão para deliberação do plenário federal.

Os números de 2018 também foram divulgados. Do total de 66 proposituras, 27 foram contempladas, as quais tratavam de temas como ações no Congresso Nacional, grupos de trabalho, produtos, bens e serviços.

C/informações da Ascom/Confea

Print Friendly

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *