Arício Resende ressalta a importância da 72ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia

SOEA05Sustentabilidade, água e energia. Estes são alguns dos temas que estarão em destaque na 72ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia que será SOEA04realizada de 15 a 18 de setembro deste ano.  O lançamento do evento ocorreu na noite dessa quinta-feira (23/4) no Centro de Eventos de Fortaleza. O presidente do Crea-SE, engenheiro agrônomo, Arício Resende marcou presença ao lado das lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua, como José Tadeu da Silva, Victor César da Frota Pinto, e Cláudio Calheiros, respectivamente presidentes do Conselho Federal (Confea), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE), e da Mútua, caixa de assistência.

Para Arício Resende a 72ª Soea trará temas atuais para reflexão e discussão, o que reflete a importância do maior evento da engenharia brasileira e o compromisso de seus participantes com questões que englobam o desenvolvimento do país, e, principalmente o futuro da humanidade.

SOEA07 “O tema energia tem um significado importante no debate da questão ambiental e do desenvolvimento sustentável. Isto porque para o desenvolvimento econômico a energia é um dos insumos básicos. Outro tema de igual importância é a água. Mesmo sabendo que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido, somente cerca de 0,008 %, do total da água do planeta é própria para o consumo.  É o que enfatiza o presidente do Crea-SE ao frisar que grande parte das fontes desta água – rios, lagos e represas – está sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem.

“É o que enfatiza o presidente do CREA-SE ao frisar que mesmo com esta quantidade pequena, grande parte das fontes desta água – rios, lagos eSOEA03 represas – está sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem”.

De acordo com o presidente do Confea, José Tadeu da Silva, a responsabilidade dos que atuam nas profissões reunidas pelo Sistema Confea/Crea está definida no artigo 1º da lei 5.194, de 1966, que define como ações de interesse social e humano as atividades dos engenheiros e agrônomos. “Por aí passa a sustentabilidade que reflete o exercício profissional; sustentabilidade econômica social e ambiental. A água é a fonte da vida, e a sustentabilidade é garantia da vida que está na agua, fonte de energia e riqueza de um país”, completou.

Para o anfitrião, Victor César, a quarta vez em que a Soea será realizada em Fortaleza – a última foi em 1996 – “tem o significado especial de acontecer no momento em que também se destaca a necessidade de discutir mudanças no ensino e na formação superior visando à valorização do SOEA02mestre e do formando”.

Cláudio Calheiros, por sua vez, destacou a parceria que Mútua e Confea vêm intensificando nos últimos anos. Para ele, a Soea “é uma oportunidade ímpar para que a Mútua divulgue seus produtos junto aos profissionais do Sistema e participe das discussões sobre a valorização dos profissionais e das instituições”.

O presidente da caixa de assistência, também falou da realização do Contecc (Congresso Técnico Científico) que terá sua segunda edição na Soea de Fortaleza. “Uma experiência que agrega valor à Semana”. Calheiros conclamou as lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua a se mobilizar e trazer profissionais e estudantes a participar da Semana. Para ele, “o sucesso depende da nossa mobilização”.

Fonte: Com informações do Confea