Agrotóxicos é tema destacado por Arício Resende durante Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua

IMG-20150422-WA0023 “O Brasil é detentor de uma triste estatística: é o campeão mundial no uso de agrotóxicos. O País também Confea05lidera o ranking de comercialização desses produtos. A questão é séria, estamos nos alimentando com veneno”.  A questão foi destacada nesta quarta-feira (22/3) pelo presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE),  o engenheiro agrônomo Arício Resende durante a  2ª Reunião do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Creas e Mútua (CP) que  prossegue até sexta-feira (24) no Ponta Mar Hotel, em Fortaleza.

Confea02Arício Resende defendeu uma participação mais efetiva do Sistema Confea/Creas no combate ao uso indiscriminado de agrotóxicos. “O Sistema acompanha o Confea03receituário agronômico, através de suas câmaras especializadas. Desse modo, proponho uma maior participação do Sistema no Encontro de Fiscalização e Seminário sobre Agrotóxico (Enfisa), previsto para o período de 18 a 22 de maio deste ano”, convoca ele.

A pauta do Colégio de Presidentes enfoca propostas apresentadas pelos Creas, como a que trata da alteração da legislação do Sistema relativa à cobrança de taxas, contribuições e multas, GT Educação à Distância, Tabela de Obras e Serviços para registro da ART e Cadastro Ambiental Rural. As providências e preparativos para a realização da 72ª Soea, que acontecerá na Confea04capital cearense no mês de setembro próximo também estão na pauta de discussões.

O presidente do Confea, José Tadeu da Silva, discorreu sobre a agenda institucional do Confea, de janeiro Confea06a abril deste ano. Explicou sobre as iniciativas desenvolvidas junto ao Senado e à Câmara Federal, objetivando solicitar mais empenho dos parlamentares no encaminhamento dos projetos que tramitam no Congresso Nacional, relacionados às profissões que compõem o Sistema Confea/Crea e Mútua. Entre esses projetos citou o que criminaliza o exercício da engenharia por pessoa não habilitada, assim como também o projeto que define como Carreira de Estado as atividades de engenharia e arquitetura no setor público.

Fonte: Com informações do Crea-CE