Acessibilidade é tema de livro lançado pelo engenheiro civil Jary Castro

“Ir e vir – Acessibilidade: compromisso de cada um” está disponível para leitura online

A garantia do acesso e da mobilidade urbana a pessoas com deficiência vista como compromisso de vida. Nessa convicção, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Mato Grosso do Sul (Crea-MS) e atual coordenador do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua, engenheiro civil Jary Castro, lança o livro “Ir e vir – Acessibilidade: compromisso de cada um”.

O livro, que tem distribuição gratuita e está disponível em versão digital tanto para leitura online quanto para download, traz relatos de profissionais de diversas áreas que trabalham com a acessibilidade no atendimento a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.  “Há importantes iniciativas em benefício do atendimento e do livre acesso das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, que no Brasil somam 46 milhões de pessoas, ou 24% da população total”, afirma o autor.

“Ir e Vir” apresenta depoimentos do iatista e medalhista olímpico Larz Grael e da deputada federal Mara Gabrilli, que ficou tetraplégica após um acidente de carro aos 18 anos de idade. Além disso, a publicação mostra o trabalho de dentistas, médicos, psicólogos, educadores, advogados e empresários, cada um apresentando como faz da acessibilidade um compromisso de vida.

Sobre a publicação
A ideia do livro surgiu após o trabalho de mais de 15 anos do engenheiro com o tema. Neste período, Jary Castro tem viajado pelo Brasil e até mesmo para outros países ministrando cursos e palestras sobre acessibilidade. “Meu contato maior com a acessibilidade surgiu após um acidente de motocicleta que me deixou imobilizado por vários meses. Assim, a acessibilidade começou, até mesmo involuntariamente, a fazer parte dos meus trabalhos como engenheiro e da minha atuação na política classista”, conta o autor.

O livro foi lançado oficialmente no II Seminário Internacional de Acessibilidade realizado pelo Crea-PR, em Foz do Iguaçu (PR), no dia 4 de agosto. Também no início deste mês, foi divulgado em Vitória (ES), durante a 10ª Semana de Engenharia. No dia 16, a obra foi um dos temas da Sessão Especial “Acessibilidade – uma responsabilidade profissional”, realizada na Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul. Já no dia 21, o livro foi apresentado na Assembleia Geral da União Panamericana de Associações de Engenheiros (Upadi), na cidade colombiana de Medelin.

_______________________________________

Assessoria  de  Comunicação  do  Crea-SE