ABEMEC-SE capacita engenheiros mecânicos em vibrações de sistemas mecânicos

Presidente da Abemec-SE, Enéas Vasconcelos

A Associação Brasileira dos Engenheiros Mecânicos e Industriais de Sergipe (Abemec-SE) promove nos dias 25, 27 e 28 deste mês de junho, em formato presencial e on-line, o curso de Vibrações em Sistemas Mecânicos. O objetivo é disponibilizar para o mercado, especialmente para o segmento industrial, profissionais qualificados em manutenção de equipamentos. As aulas ministradas pelo professor Jorge Nei Brito, doutor em engenharia mecânica pela Unicamp, serão realizadas na sede do Crea-SE.

Ao promover o curso, a Abemec visa proporcionar aos participantes conhecimentos para detectar e analisar os problemas mais recorrentes de vibrações de máquinas rotativas, utilizando a análise de vibração. Além de toda parte teórica, os participantes vão conhecer os diferentes tipos de sensores, plano de monitoramento do maquinário, fontes de vibrações e suas severidades e processamento de sinais.

O curso também vai apresentar casos reais e atividades práticas. “ Toda parte prática será realizada em uma bancada didática onde conheceremos as principais frequências determinísticas de diferentes fontes de vibração. Vamos usar o coletor de dados Microlog GX 75 para coletar os sinais de vibração e transferi-los para o notebook através do software @pititude Human Interface Machinery onde faremos a análise dos sinais para, finalmente, chegarmos ao diagnóstico”, pontua o professor Jorge Nei.

Inscrições

O curso em formato presencial e on-line é patrocinado pelo  Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) com o apoio do Crea-SE e Mútua ( Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea). As aulas presenciais serão realizadas na sede do Crea-SE. Os profissionais interessados devem fazer as inscrições no site: http://www.abemec-se.org.br/?p=213