7º CEP-SE: Papel dos profissionais e valorização dos engenheiros civis foram assuntos em destaque no Instituto Federal de Sergipe

eng.civil, Ronald Donald

Debates, troca de experiência e de informações, questionamentos e sugestões marcaram o encontro entre profissionais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) com professores e acadêmicos do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de Sergipe- Campus Aracaju. O evento faz parte das ações preparatórias ao 7º Congresso de Profissionais (CEP) que será promovido pelo Crea-SE nos dias 21 e 22 de junho na sede da Associação dos Engenheiros Agrônomos (AEASE).

Com o tema ” A Defesa e o Fortalecimento da Engenharia e da Agronomia junto a Sociedade” , o engenheiro civil, Ronald Donald conduziu a palestra que trouxe para reflexão diversas questões, entre elas, o mercado de trabalho, a ética e a valorização profissional. ” A união é um dos fatores primordiais na luta em prol da valorização profissional”, disse ele ao ressaltar a importância da participação nas entidades de classe como elo na defesa das principais bandeiras da profissão e da sociedade.
DSCN1440

De forma pontual, o palestrante também destacou temas relacionados a estrutura organizacional do Sistema Confea/Crea e esclareceu, de maneira técnica e à luz das legislações vigentes, o funcionamento do Sistema e os benefícios assegurados tanto aos profissionais registrados no Conselho , quanto à sociedade. O assunto motivou a participação dos estudantes que interagiram levantando dúvidas e questionamentos.

” O não conhecimento por parte de alguns profissionais e por grande parte dos estudantes sobre o funcionamento e o papel do Sistema Confea/Crea/Mútua reflete em grandes perdas para a categoria, tendo em vista que o Conselho é formado por profissionais da área, logo, quanto mais engajamento e conhecimento sendo trocado, mais vantagens e direitos serão conquistados”, reforça Donald.

DSCN1386Durante a palestra, o engenheiro destacou que o Conselho existe para proteger a sociedade dos leigos e do maus profissionais. Legalmente, o Crea não tem poder de embargar obras irregulares e tampouco de determinar a demolição das mesmas. O conselho também não libera alvará de construção.

“Cabe ao Crea fiscalizar o exercício profissional com responsabilidade. Além da emissão de registros e vistos que regulamentam a atividade profissional e de empresas, o Conselho registra um dos mais importantes instrumentos de comprovação do exercício legal dessas profissões: a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) documento que permite a identificação dos responsáveis técnicos pelos empreendimentos, “, explica Donald.

Sistema Mútua

No encontro, profissionais e alunos também tiveram a oportunidade de conhecer um pouco das atividades e benefícios dos programas da Mútua-da Caixa de Assistência de Profissionais do Crea. A Mútua oferece diversos benefícios a seus associados, como o benefício social, em caso de falecimento ou desemprego, além de empréstimos. As vantagens também compreendem planos de saúde e previdência.
DSCN1339

Para Raimundo Luiz Dias, diretor-financeiro da Mútua, a participação em um evento como o Congresso estadual de Profissionais é de extrema importância. “O objetivo da Mútua é apoiar o evento para que a gente possa ter essa integração, divulgar os nossos benefícios, trazer mais associados para a Mútua e mostrar aos profissionais e futuros profissionais, a importância do papel da instituição”, disse ele.

Além de acadêmicos e professores do curso de Engenharia também prestigiaram a palestra o Coordenador Nacional das Comissões de Ética (CNCE), o engenheiro eletricista Sérgio Maurício Mendonça Cardoso; o conselheiro do Crea-SE, engenheiro civil, Rosivaldo Ribeiro e integrantes do CreaJr. O coordenador do curso de Engenharia Civil do IFS,  Rodolfo Santos da Conceição parabenizou o Crea-SE pela iniciativa e ressaltou a importância da estreitar o relacionamento entre o Sistema Confea/Crea e os futuros profissionais da Engenharia.

O presidente da comissão organizadora do CEP, Alexsandro Meireles encerrou o evento convidando a todos para participarem das próximas palestras preparatórias e do 7º Congresso Estadual de Profissionais que vai ocorrer nos dias 21 e 22 de junho. Nesta etapa estadual serão definidas as propostas que seguem para discussão e votação no Congresso Nacional de Profissionais (CNP) que acontece em paralelo à 73ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), em Foz do Iguaçu (PR), de 29 de agosto a 3 de setembro próximos”, disse Alessandro.