Crea-SE recebe Coordenadores regionais de Câmaras Especializadas de Engenharia Civil

Aracaju sedia até a próxima sexta-feira (19/5), a 2ª Reunião Ordinária da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Civil (CCEEC) – exercício 2017. O evento que acontece no Hotel Real Classic foi aberto nesta quarta-feira (17/5) pelo presidente do Crea-SE, engenheiro agrônomo Arício Resende que falou sobre a satisfação em receber os Conselheiros e sobre a importância das Câmaras enquanto importantes instrumentos de gestão no sistema.

 “O objetivo da reunião é discutir as linhas gerais de atuação das Câmaras Regionais, buscando a unidade de ação no que se refere ao funcionamento do Sistema e à uniformização de procedimentos, visando à maximização da eficiência e da eficácia. Trata-se de um importante espaço para colocar em discussão questões de interesse da Engenharia”, enfatiza o presidente do Conselho.

coord. Nacional da CCEEC, Alice Helena Scholl

A reunião, conduzida pela coordenadora Nacional da CCEEC, Alice Helena Coelho Scholl traz na pauta diversos temas com destaque para o retorno da obrigatoriedade da adoção do Livro de Ordem pelos CREAs no controle das obras e serviços de engenharia, uma  Resolução do Confea que no entender do coordenador da CEEC do Crea-SE, engenheiro civil, Ronald Donald trata-se de um retrocesso

Coord. da CEEC do Crea-SE, Ronald Donald

para a Engenharia.

. “A decisão do Confea teve por base o relatório Preliminar de Informações sobre o Sistema, elaborado pela Controladoria Geral. Trata-se de uma ingerência externa que engessa as atividades da engenharia. Não é a ausência do Livro que vai dificultar a fiscalização da autoria e da responsabilidade técnica das obras de engenharia ou mesmo acobertar a possível negligência profissional”. É o que afirma Donald ao ressaltar que será encaminhada ao Confea uma proposta de revogação dessa Resolução.

A qualidade do ensino de engenharia presencial e à distância (EAD) também está no foco dos debates nestes três dias de reunião. O tema, que divide opiniões, foi escolhido por pautar inúmeros questionamentos acerca da qualidade dessa modalidade de ensino, e por chamar a atenção para a necessidade de um maior acompanhamento dos métodos de ensino à distância. A unificação de procedimentos que consiste em padronizar a fiscalização do exercício profissional em todo o País, por meio da unificação dos manuais de fiscalização; o sombreamento da engenharia civil com outras profissões e a responsabilidade do engenheiro em obras inacabadas também constam da pauta.

O encontro que segue até sexta-feira, dia 19, reúne coordenadores regionais de todas as 27 unidades do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do País.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.